Ipermeabilizar e.v.a

Oie pessoal olha que legal encontrei essa dicas legais no forum da Cami http://www.cosplaybr.com.br/forum/viewtopic.php?f=6&t=1566, pois é né fica a dica.

Bom, antes de mais nada: Oq é impermeabilizar e pq?
EVA é um material q pode receber muitos tipos de acabamento, isso varia do gosto pessoal da pessoa e do resultado final desejado. Ele pode ser revestido de acetato, vinil, tecidos, ou até mesmo papel machê, mas na maioria das vezes as pessoas optam por dar o acabamento direto no EVA, por ser mais prático e ficar muito bonito se bem feito. É aí q a impermeabilização (ô palavra chata D:) entra. O EVA suga qualquer tinta q for aplicada diretamente sobre ele, afinal EVA é um emborrachado e sendo assim não fica bonito (principalmente com partes grandes como armaduras). Impermebilizando ele, você consegue uma camada entre o EVA e a tinta e assim um acabamento mais profissional :3

Agora segue uma lista básica (e ainda curta) das técnicas q se pode usar pra fazer isso. Cacei alguma no google, e outras citadas aqui no fórum mesmo.

Cola + Cola de Tecido + Água
1 parte de cola adesiva à base de PVA (Cascorez Extra), 1 parte de cola flexível de tecido, e 2 partes de água.
É preciso passar várias camadas (7~8) dessa mistura e sempre deixando secar entre uma camada e outra.

Verniz
O método é parecido com o anterior, várias camadas e tudo mais, mas só com o verniz. O verniz spray também pode ser usado, nesse caso é só uma camada, mas eu nunca fiz isso XD

Goma Laca
é só passar umas 4 demãos de goma laca direto no EVA e pintar
Tinta Látex
É usada em construções, uma latinha de 900ml custa em média 10 reais. Precisa passar umas 3 demãos e depois de seco pode ser lixado (de preferência com uma lixa finininha (320)).

Depois de impermeabilizado e totalmente seco, o EVA está pronto pra receber a tinta, seja ela em spray, acrílica, esmalte, etc.


3 comentários:

  1. Adorei o post...posso postar no meu para minhas seguidoras?
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua dica, Pati te seguino beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Orçamento e encomendas
patriciabandeira19@gmail.com

Obrigada pela visita!!
Amo quando você comenta!!
bju Patrícia Cristina